5 Alternativas Saudáveis para Farinha (part.2/2)

3- Farinha de Amêndoa



Feita amêndoas inteiras moídas, esta farinha ligeiramente doce e de noz tem um currículo nutricional que coloca a farinha de trigo para se envergonhar. O mais notável é que ela contém níveis mais elevados de gorduras monoinsaturadas saudáveis para o coração, cálcio para fortalecimento ósseo e o potente antioxidante Vitamina E. E tem baixo carboidrato, podendo ser substituta em algumas receitas que levam farinha branca.

Existem duas versões de farinha de amêndoa disponíveis no mercado: uma feita por moagem fina de amêndoas descascadas e outra produzida quando as amêndoas com suas peles ainda intactas são pulverizadas. O primeiro produz uma textura mais fina que alguns acreditam que traz melhores resultados quando usado no cozimento. Este último, que é muitas vezes chamado de "farinha de amêndoa" ou "natural", traz uma farinha mais densas, mais rústica. A vantagem de usar a farinha de amêndoa com casca é que você pode se beneficiar da nutrição aumentada fornecida pelas peles.

Na cozinha: Esta farinha de noz é altamente versátil. Você pode usá-la em vez de 25% da farinha na maioria das receitas, mistura-la em sua aveia ou iogurte matinal, substituir a migalhas de pão em bolo de carne, ou usá-la como um revestimento de frango e peixe.

Tenha em mente que farinhas de noz como amêndoa pode queimar mais facilmente do que as versões à base de grãos. Então você deve tentar usar uma temperatura de cozimento mais baixa e um tempo de cozimento mais longo para limitar o escurecimento excessivo. Para manter as gorduras na farinha de amêndoa de ficar rançosa, armazenar o produto na geladeira ou freezer.

4- Farinha de Coco




Adicionando ao arsenal de produtos de coco disponíveis em prateleiras de loja, esta farinha é feita por fina moagem a seco da carne de coco desengordurada. A farinha “paleo-friendly” tem uma doçura tropical que está reunindo muitos fãs. Nutricionalmente, sem glúten a farinha de coco é mais baixa em gordura do que outros produtos de coco como óleo, mas superior em fibra dietética uma porção de duas colheres de sopa pode fornecer um escalonamento 8 gramas de fibra! Com cerca de 70% de seus carboidratos provenientes de fibra, a farinha de coco é um alimento que traz bastante saciedade.

Na cozinha: Você pode experimentar, substituindo cerca de 20% da farinha em uma receita com farinha de coco. A farinha de coco absorve líquidos como uma esponja, então você precisa compensar adicionando 20% mais líquido para a receita. Considere também adicionar um ovo adicional para ajudar com a “liga”.

Experimente em panquecas, muffins, pães doces e bolos. É também uma ótima opção de revestimento para peixe e frango, ou usá-lo em vez de farinha de rosca ao fazer almôndegas, rissóis e bolo de carne. Ao começar com esta farinha, procure receitas que incluam-na na lista de ingredientes. Você pode ter uma ideia de como ele se comporta na cozinha antes de começar a experimentar a partir daí.

5- Farinha de grão de bico.




Esta farinha subestimada é feita por trituração de grãos de bico secos em pó fino. A farinha de grão de bico pode ser obscura nos Estados Unidos, mas é um ingrediente comum nas cozinhas indiana, do Oriente Médio, Asiática e Europeia. E uma vez que a farinha de tingimento amarelo é uma das opções mais livres de glúten no mercado, parece que nós somos os que estão perdendo.

Devido à sua origem de um legume, a farinha de grão de bico contém até notáveis quantidades de proteína, fibras e tem altas quantidades de minerais como cobre, magnésio e manganês.

Na cozinha: Com apenas um sabor de feijão subtil, tente usar farinha de grão de bico em salgados como bolachas, crostas de pizza e pães, ou usá-lo como um espessante para ensopados, molhos e molhos. Você também pode testa-lo em doces assados, como muffins, bolos e scones. Ele funciona bem com sabores fortes, como melaço, chocolate e abóbora.

Comece por substituir cerca de 25% da farinha em uma receita com farinha de grão de bico. Veja como funciona. Porque é uma farinha densa com fortes tendências para dar “liga”, a farinha de grão de bico ajuda a produzir produtos cozidos sem glúten com uma textura resistente, porém suave quando misturado com outras farinhas sem glúten.

Tradução adaptada.

Comentários